Trabalhar muito traz resultado? Os mitos na empresa!

Trabalhar muito traz resultado? Os mitos na empresa!

Acreditamos em historinhas que nem sempre são verdadeiras. Conheça os mitos empresariais

“Trabalhe muito e assim ficará rico”. “Um grande empresário faz uma grande empresa”. “O segredo do sucesso está no planejamento”.

Crenças! Mitos! Historinhas que te contaram, e que você acredita. E mais: segue à risca e não consegue sair do atoleiro.

Trabalhar muito traz resultado

Vamos ao primeiro mito. O resultado não está em trabalhar muito. Está em trabalhar certo!

Se trabalhar muito desse resultado, seria simples: bastava acordar bem cedinho, ralar o dia inteiro e voltar para casa tarde da noite com os bolsos cheios de dinheiro. Quantas pessoas fazem isso e continuam sem resultados?

Empresário gosta de dizer que trabalha duro. E é verdade! O problema não é o trabalhar duro. É quando ele acredita que trabalha duro, mas na verdade faz é o trabalho burro.

É a metáfora do machado. Dois lenhadores foram chamados para cortar uma árvore. Tinham meia hora para terminar a tarefa. Os dois pegaram seus machados e saíram pra floresta.

Um deles, com a crença do trabalho duro, saiu a dar machadadas na árvore. Passaram-se 10, 15 minutos. Ele já estava todo suado e só tinha conseguido cortar 30% da árvore.

Enquanto isso, o outro lenhador sentou ao pé da árvore e, calmamente, começou a amolar o machado. E fez isso por 10, 15, 20 minutos… Levantou-se, se dirigiu à árvore e, com algumas machadadas, derrubou a dita cuja.

O primeiro lenhador não estava trabalhando duro. Estava fazendo o trabalho burro. Gastou muito tempo para conseguir pouco resultado.

O segredo é trabalhar certo. Amolar o machado, buscar ferramentas eficientes e, com muito menos trabalho, executar o serviço.

Você trabalha certo? O que você deveria fazer que facilitaria, e muito, a busca pelos resultados?

Planejamento é sinônimo de produtividade

Outro mito. Planejar é importante, mas cuidado com outro mito: planejamento é sinônimo de produtividade. Não é!

Imagine o lenhador amolando o machado, mas não saindo para executar o trabalho. Não adiantaria nada. O que traz resultado é a ação. A ação inteligente.

O planejamento é fundamental, mas deve ser feito dentro de uma boa gestão do tempo. Tem gente que planeja, planeja, planeja… e só planeja. Não adianta.

Não esqueça de planejar. Mas dedique um tempo para isso. Alguns minutos no dia. Talvez algumas horas na semana. O planejamento deve ter foco na ação. E ação focada, que traz resultado!

O grande empresário constrói uma grande empresa

O terceiro e último mito deste artigo: o grande empresário constroi uma grande empresa. Não é verdade.

O grande empresário constroi um grande time, e esse grande time constroi uma grande empresa. A liderança é a principal ferramenta para gerar resultados extraordinários.

Portanto, se você, empresário, acha que é é o responsável pelo sucesso da empresa, até tem razão, desde que confie em um grande time. Cuidado para não trabalhar duro e no fim descobrir que está fazendo o trabalho burro.

Trabalhe certo, planeje o suficiente, vá para a ação e lidere seu time para que esse time construa uma grande empresa.

No Comments

Post A Comment