Por que mentoria empresarial é importante: o buraco e a pá da crise

Por que mentoria empresarial é importante: o buraco e a pá da crise

O mundo virou de cabeça para baixo. Aquilo que valia ontem não vale mais para hoje. E, de repente, você se viu perdido em meio a tudo isso.

E a pergunta que martela na nossa cabeça é: o que fazer?

Imagine a seguinte situação: você cai em um buraco medianamente fundo e a única coisa disponível para sair de lá é uma pá. Como você não sabe muito bem o que fazer e fica desesperado, começa a usar sua pá.

Pouco a pouco, você afunda mais no buraco, pois, ao retirar a terra, ele se torna mais fundo e mais difícil de sair. Qual seria a melhor alternativa? Talvez usar a pá de outra maneira ou até abandonar a ferramenta para buscar um jeito diferente de sair do buraco.

Como está sozinho, só há um caminho: o da tentativa e erro. Você pensa em uma alternativa e vê se dá certo. Se der errado, tenta de novo… e de novo… e de novo… até encontrar a saída.

Pode demorar um pouco para que consiga.

Mas talvez você perceba que do lado de fora existam algumas pessoas e que elas podem se comunicar contigo. E entre essas pessoas tem uma ou outra que já caiu no buraco e conseguiu sair.

Ficou mais fácil encontrar a resposta? Claro! Basta chamar essa pessoa e perguntar como ela fez para sair do buraco. E a experiência de quem já passou por situação semelhante vai lhe ajudar a encontrar rapidamente a saída.

Aprendizado e musculatura

Apesar de ser uma situação relativamente inédita, a Pandemia da Covid-19 nos mostra empresas que estão falindo e outras que passam sem muitos sobressaltos pela crise. Qual a diferença entre elas?

A diferença talvez esteja no fato de que algumas empresas estavam mais saudáveis, estruturadas e prontas para momentos de crise. E essa preparação envolve ferramentas e rotinas já bastante conhecidas. Até porque o Brasil é um país acostumado a viver com crises. Seja da Covid-19, ou política, ou até mesmo econômica. De tempos em tempos convivemos com uma tempestade no meio do caminho.

Ao mesmo tempo que nos deixa vulneráveis, estas crises também geram aprendizado e musculatura. Quem aprendeu a lidar com a montanha-russa brasileira tende a passar pelas turbulências com mais facilidade.

Ou seja: tem gente que já caiu no buraco e que, agora, do lado de fora, talvez possa lhe mostrar o caminho. Há também estudiosos que mergulharam nestes casos de derrota e fracasso e entendem detalhadamente o que deve ser feito para se salvar.

O empresário desse novo mundo deve desenvolver a habilidade de buscar novos conhecimentos. Só assim, em contato com teorias, conceitos e principalmente experiências ele conseguirá encontrar seu próprio modelo de sucesso.

Os empresários que já possuíam o mindset aberto, de crescimento, estão mais saudáveis nesse momento de crise. Entenderam que o melhor caminho é buscar um mentor.

Mentoring

Mentoring é um termo em inglês que, traduzindo, pode-se entender por tutoria, mentoria, apadrinhamento. O mentoring, hoje, se tornou um negócio, uma ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal.

Mentoring é compartilhar conhecimentos, habilidades e experiência de vida para guiar o outro no sentido de alcançar seu pleno potencial. É uma jornada de descoberta compartilhada, um relacionamento positivo e encorajador.

O mentor é aquele que já passou pela experiência ou estudou casos semelhantes e, com esse conhecimento, já sabe o melhor caminho a ser tomado.

Qual o seu mentor? Quem vai lhe ajudar a sair do buraco? Talvez essa seja, efetivamente, a mais importante pergunta a ser respondida nesse momento.

Você pode iniciar um novo episódio de retomada para o seu negócio com uma mentoria profissional. Conheça essa oportunidade aqui e se cadastre para fazer parte de um novo grupo de mentorados.

No Comments

Post A Comment