O tripé para alcançar o sucesso

O tripé para alcançar o sucesso

Motivação, crença e know how: ao dar atenção a esses três fatores, as chances de você alcançar o sucesso se tornam extremamente altas

 

O sucesso, seja ele pessoal ou profissional, depende de vários fatores. Mas três deles são essenciais, e arrisco dizer que, se você der atenção a esse tripé, as chances de conseguir o que almeja são bem altas.

Pegue um papel e uma caneta. Talvez valha fazer algumas anotações a respeito do que eu vá dizer daqui para frente.

Para ter sucesso vê precisa ter, primeiro, motivação. Segundo, estar com suas crenças linhadas com seus objetivos. E, terceiro, know how: ou seja: ter conhecimento na área que vai atuar.

Vamos lá, um por um. Primeiro, a motivação.

O que é motivação? É ter um motivo para fazer. Se esse motivo não for forte o suficiente, são grandes as chances de você abandonar o barco no meio do caminho.  O seu motivo deve ser mais forte que qualquer desculpa. 

Pense naquilo que você mais quer. Sua empresa precisa de um upgrade? Você tem que melhorar o nível de engajamento da equipe? Focar no planejamento e na melhoria dos processos? 

Agora, responda às perguntas: por que você quer isso? O que vai conseguir se fizer o que tem que ser feito? Qual o seu nível de motivação para fazer? Dá para se motivar mais? Como?

Lembre-se que a motivação é interior. É você quem a cria. Em um processo de coaching, geramos um nível de motivação tal que o cliente sai da sessão querendo fazer tudo aquilo que procrastinou até então. Como? Levando-o a vivenciar mentalmente os benefícios daquela vitória.

O segundo fator desse tripé e a Crença. Já gravei vários vídeos em que eu falo da importância de cuidar dos pensamentos. O meu mundo interior cria o meu mundo exterior. Se não assistiu ainda o vídeo sobre Crenças, acesse o meu canal no Youtube/MarcosGiraldi e assista. Se não viu o vídeo sobre pensamentos, vá lá e veja.

Se você não acreditar plenamente naquilo que vai fazer, são grandes as chances de fracassar. Se o seu pensamento não estiver totalmente alinhado com seu objetivo, os obstáculos se tornarão gigantescos. 

Coloque no papel. Escreva o que você acredita sobre empreendedorismo, liderança. Depois, leia e analise: isso que você acredita vai te levar ao lugar que você quer chegar? O que é um empresário? O que é um líder, segundo a sua percepção? Essa percepção é a realidade que você cria para si mesmo e é o que, inconscientemente, você vai buscar. Qual outro tipo de pensamento que você precisa desenvolver para alcançar o seu objetivo?

Ressignificar crenças que te limitam é fundamental para superar os obstáculos que certamente aparecerão no caminho.

Motivado, acreditando no fundo da alma naquilo que você quer, é hora de ir em busca do conhecimento necessário. O terceiro fundamento básico para o sucesso é o know how

Imagine alguém que nunca cozinhou na vida se colocando à frente de um restaurante famoso. Essa pessoa acredita que possa. Está motivada para tal. Mas não sabe fazer. Mesmo motivado e com as crenças alinhadas, são grandes as chances de fracasso. 

Se motive. Acredita. Aprenda, execute, aperfeiçoe. A prática leva à perfeição.

Essa forma, te convido a fazer um exercício de coaching. Vamos lá, no passo a passo:

– Escreva com detalhes o seu objetivo. Depois, reflita:

– O que você ganha se alcançar esse objetivo?

– O que você terá que deixar para trás para alcançar esse objetivo?

– O seu ganho é maior do que aquilo que você vai abdicar?

– Você acredita plenamente que isso é possível?

– O que mais precisa acontecer para que essa crença aumente?

– Você tem conhecimento para alcançar isso que você almeja?

– Onde você pode buscar mais conhecimento? Quem pode lhe ajudar?

Motivado, acreditando plenamente no seu potencial e que é possível, com o conhecimento necessário, é hora de fazer o planejamento. Mas esse é assunto para outro artigo.

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