A importância da META para alcançar resultados

A importância da META para alcançar resultados

Nada de promessas vazias. É hora de determinar onde você quer chegar em 2019

 

Quero nesse artigo te convidar a sonhar. Exatamente! Sonhar!

Recentemente, estive em no MBI – Mastery Business Intensive -, em Säo Paulo, e gostei muito da palestra feita pelo comediante Marcelo Marrom com base no livro que ele mesmo escreveu: “Não durma antes de sonhar”.

Sonhar é projetar algo que você quer muito! É dar sentido para a vida. É saber onde chegar. Infelizmente, o sonho é relacionado com algo impossível. Quantas vezes ouvimos a frase “pare de sonhar, menino!”. Triste! Deveria ser o contrário: “Sonhe! Sonhe cada vez mais!”.

Só realiza os sonhos quem, primeiro, tem a capacidade de sonhar. Projetar um futuro lindo, digno, merecido! Evidentemente que, para que o sonho se torne realidade, é preciso seguir adiante nessa caminhada. Mas o primeiro passo é… sonhar!

Sonhar é desafiar a lógica, é inspirar, é deixar um legado. Portanto, se você quer fazer algo de útil nessa vida, o primeiro passo é sonhar!

E aí? Qual é o seu sonho para 2019? O que você vai espera desse ano que começará daqui a alguns dias? Te desafio agora a colocar esse sonho em um papel. Isso! Escreva, com o máximo de detalhes possível.

Maravilhoso!

Mas… para chegar ao seu sonho, é preciso ir adiante. E esse adiante significa estabelecer metas. Já sabemos qual é o seu sonho. O problema é que…

…um sonho sem metas é só uma ilusão!

 

Então, precisamos transformar esse sonho em metas. E uma meta tem que ter alguns requisitos. Gosto muito de uma definição de metas com base em um acróstico. A meta deve ser:

Mensurável – ou seja, temos que conseguir medir essa meta.

Específico – quanto mais detalhe, melhor.

Temporal – tem que ter data, saber quando será realizada.

Alcançável – não dá para colocar como meta algo impossível.

Significativo – tem que fazer sentido para você, estar alinhado com sua essência.

Vamos, então, transformar esse seu sonho em metas! Quais as  metas você vai determinar para si mesmo e que te levará a alcançar seu sonho? Qual é a grande meta para esse ano que vai começar daqui a pouquinho? Posso até ampliar a pergunta: qual é a grande meta para a sua vida?

Definida a meta, sigamos adiante: fazer o plano para chegar lá. Afinal…

…uma meta sem um plano é só um desejo!

 

Vamos, então, traçar o plano. Vamos ao passo a passo para você conseguir seus objetivos em 2019.

Passo 1 – Definir a Supermeta. Aquela que está alinhada com seu sonho.

Passo 2 – Fragmente essa meta. O que você tem que fazer para chegar lá? Quais são as pequenas metas que te levarão ao objetivo final? Por exemplo: minha meta é comprar um carro novo. Então, talvez, a primeira micrometa é definir qual carro. A segunda é planejar como será o pagamento. A terceira micrometa pode ser fazer uma poupança mensal etc.

Passo 3 – Definir as ações e fazer o planejamento para executá-las. Lembrando que a próxima ação é a mais importante. Como ela será executada? Por quem? Onde? Quais os recursos que eu preciso para executá-la? Por que essa ação é importante?

Passo 4 – Colocar energia e cumprir o que foi planejado.

Passo 5 – Ter um espírito de gratidão.

Em algum momento pode dar errado? Claro! E aí, o que fazer? Ter resiliência e persistir! Seu sonho é maior que as dificuldades que certamente surgirão.

Sonhar – Traçar metas – planejar – agir – persistir – agradecer. Está aí a sequência para realizar seu sonho.

Para fechar, vou citar uma frase do pesquisador Joel Barker a respeito desse assunto. Ele diz o seguinte:

“Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo!”

 

Vamos lá, então, mudar o mundo? Sonho na mão, é hora de definir a grande meta do ano, planejar, agir, persistir e agradecer.

Com certeza, seu 2019 será extraordinário!

Você merece!

No Comments

Post A Comment