A ação traz resultado. Melhor ainda se for a ação certa!

A ação traz resultado. Melhor ainda se for a ação certa!

O Princípio de Pareto nos traz uma grande lição: não é tudo o que você faz que vai trazer resultado. O melhor é focar naquilo que é mais efetivo

 

O resultado é fruto da ação. Não há outro meio de alcançar resultado, certo?

! Se é assim, por que há ocasiões em que somos proativos, trabalhamos sem parar, e não alcançamos resultados? Talvez por não estarmos fazendo aquilo que efetivamente precisa ser feito. 

Não é só a ação que traz resultado, e sim a ação certa!

Existem muitos líderes extremamente proativos que estão engajados na linha de produção, pegam junto, trabalham 18 horas por dia. E mesmo assim não trazem o resultado esperado pela empresa. Olham ao redor e veem liderados desmotivados, sem engajamento, reclamando e produzindo bem abaixo do que poderiam.

Se você está nesta situação, calma: Isso é mais comum do que imagina! E a boa notícia: há solução!!!

Dentro do processo de business & executive coaching, agimos diretamente na reorganização da empresa com o objetivo de torná-la mais produtiva e rentável. E o maior desafio é, justamente, fazer o empresário ou o líder entender que ele não deve fazer tudo! Ele deve fazer o que deve ser feito!

E, no caso do empresário, é apontar o caminho, definir objetivos, metas, estabelecer processos claros e alinhar a equipe rumo a esse objetivo. Já quando falamos de gerentes, a melhor ação é aquela que leva o liderado a fazer o que deve ser feito, de forma assertiva, clara, corrigindo rumos, organizando e motivando a equipe!

Em vez de fazerem isso, quantos empresários e líderes estão perdidos apertando parafusos na linha de produção. E o parafuso é uma metáfora: pode ser qualquer ação operacional.

Corrigir isso é preciso. No coaching, atuamos diretamente na causa. Uma das ferramentas usadas tem como base o Princípio de Pareto, também conhecido como Regra 80/20. Leva esse nome em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que notou a conexão 80/20 em sua passagem pela Universidade de Lausanne em 1892.

Através de estudos, Pareto mostrou que aproximadamente 80% da terra na Itália pertencia a 20% da população. Ele também observou que, em seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas. 

Essa é, praticamente, uma lei universal. Muito provavelmente você usa 20% das suas roupas em 80% do tempo. Circula por 20% das ruas para chegar em 80% dos lugares. Nos negócios, é bem provável que 80% do seu lucro venha de 20% de clientes. 

O Princípio de Pareto estabelece que, para ter altos resultados, você deve focar nas 20% de ações que trarão 80% dos resultados. 

E você, está focado nos 20% que levarão àquilo que realmente importa ou está ali, enrolado nos 80% de trabalho que só trará 20% de efeito prático?

Em outras palavras: Usar esse princípio é identificar quais ações geram mais resultados e, a partir disso, colocar energia no que realmente deve ser feito. Por isso o planejamento e o foco são tão importantes.

Dentro do trabalho de coaching, atuamos no mapeamento de todas as ações do empresário. E mais: o levamos a identificar ações que deveriam ser feitas, mas são negligenciadas. A partir disso, definimos aquelas que efetivamente trarão resultados.

Paralelamente a este mapeamento, o líder deve desenvolver outras habilidades. Principalmente a capacidade de delegar e acompanhar. Líder é aquele que leva a equipe para o objetivo, e não aquele que faz tudo sozinho!!!

Vamos aplicar o Princípio 80/20 na sua vida? Bora para a ação!!! Mas não qualquer ação, e sim a ação que traz resultados!

No Comments

Post A Comment