2020: ano de oportunidades para empresários

2020: ano de oportunidades para empresários

Ano novo, vida nova! 2020 está aí! E com uma ótima, maravilhosa notícia para nós, empresários. Enfim, depois de uma década perdida, o Brasil parece ter retomado o ritmo do crescimento.

Os números do 3o trimestre de 2019 animam. As previsões foram puxadas para cima e os economistas acreditam em crescimento acima dos 2,5% em 2020.

E agora? Como aproveitar esse momento para alavancar a empresa? Não dá para deixar passar a oportunidade. Pelo contrário: você, empresário, pode, deve e tem que aproveitar!

Ainda não é um espetáculo do crescimento! Mas que é uma boa notícia, não há dúvida. Então, empresário, vamos lá… vou te trazer algumas dicas para que 2020, definitivamente, seja um grande ano para a sua empresa.

1ª Dica: Saber onde você quer chegar

Você já projetou as metas para sua empresa? Eu te provoco a ir além de 2020. Pense em como você quer estar em 2030. Como você quer que a sua empresa esteja daqui a 10 ou 11 anos?

Definir metas de longo prazo é uma estratégia bem legal para saber o que deve fazer agora. Pegue um papel e escreva, sem medo: qual o mundo ideal para você e sua empresa em 2030? Coloque detalhes, como faturamento, resultado, tamanho da equipe, para quem estará vendendo ou prestando serviço… deixe fluir!

Feito isso, você já sabe onde está e onde quer chegar! Ponto A e ponto B. Agora é traçar a linha que liga esses dois pontos. Como? Imagine-se agora em 2025. O que tem que estar acontecendo daqui a 5 anos de forma que você saiba que está no caminho para chegar no cenário traçado para 2030?

Toda caminhada começa com os primeiros passos. E é aí que entra o ano de 202O que fazer para que sua empresa aproveite a retomada da economia prevista para 2020?

  1. Quais os passos que você tem que dar agora para viver tudo o que projetou em 2025 e em 2030? Agora vá no detalhe do detalhe. Defina as ações que tem que fazer agora para alcançar suas metas.

2ª Dica: Proatividade

Sim!!! A economia reagiu e bons ventos vão nos levar ao sucesso. Mas não fique esperando pelos outros. É você quem tem que arregaçar as mangas e fazer aquilo que projetou para 2020.

Até porque esse crescimento se deve pouco ao governo e mais às empresas. O governo puxou o freio dos gastos públicos. Somos nós, empresários, os responsáveis pela retomada.

E vai ser assim, daqui pra frente. Se quisermos manter e acelerar o ritmo de crescimento, precisaremos de um setor empresarial forte. A queda dos juros é importante. Com juros mais baixos, as empresas têm mais condições de buscar crédito, aprimorar a linha de produção e gerar mais riqueza.

Mas é preciso a decisão do empresário. É preciso a sua decisão. Sem a ação não há resultado. Lembre-se sempre: você é o responsável pelo sucesso de sua empresa.

3ª Dica: Desenvolver mindset empresarial

Você, empresário, está preparado para esse novo momento da economia? Quer surfar na onda do desenvolvimento econômico? Então tem que pensar na vitória! Tem que pensar grande! Mente de empresário!

Defina estratégias, metas, faça o planejamento, desenvolva uma liderança forte para que seus liderados cumpram o que está planejado. Acompanhe os indicadores. Faça as correções. Tudo com um espírito grato e vencedor!

4ª Dica: Se antecipe. Saia na frente!

Imagine que sua empresa é um avião que está há algum tempo esperando as melhores condições para levantar voo. Só que a tempestade não passa. É persistente. Passam dias, meses, anos, e nada das condições de voo.

Tanto que a tripulação se acomoda. O tanque do avião está vazio. Os pneus estão murchos. Não tem porque se preocupar com isso, já que vamos ficar paradinhos aqui, no solo.

Quando menos se espera, o tempo abre e o avião teria condições para voar. Mas não voa porque não se preparou para isso. Outros aviões, cujos pilotos foram mais espertos, levantam voo antes e, claro, chegam mais rapidamente ao destino.

Como está seu avião? Já está preparado para levantar voo? Ou você ainda não percebeu a importância do momento?

Se antecipe! Faça acontecer antes que aconteça. Seu avião tem que estar pronto para aproveitar o melhor momento para voar.

5ª Dica: Arrisque

Quantos e quantos empresários ficam paralisados pelo medo. Compreensível. Os últimos anos foram duros. Muitas empresas enxugaram os quadros, demitiram profissionais qualificados e substituíram por estagiários, reduziram a linha de produção.

Chegou a hora da virada. Qualificar o time, planejar as ações para 2020, ser ousado na hora de projetar as metas. Saber que é a hora de acelerar. Arriscar. Amolar o machado para que, na hora de ir para a ação, trabalhe de forma certeira e atinja resultados extraordinários.

6ª Dica: Busque ajuda

Buscar ajuda de especialistas é uma boa alternativa. Hoje no Brasil há trabalhos maravilhosos de mentoria empresarial. Gente que estudou, que lida todos os dias na organização empresarial e tem tido um papel muito importante nesse momento.

Entre os projetos de mentoria com resultados extraordinários está o MBI, o Mastery Business Intensive, de São Paulo. Liderado pelo mentor André Menezes, a equipe do MBI ajuda a estruturar e a transformar empresas de todo o Brasil.

A boa notícia é que o MBI vem para Florianópolis, para Santa Catarina. É uma nova filosofia, que coloca o empresário como um missionário. Com a #suaempresasuamissão, temos mudando mentalidades com uma metodologia diferenciada que, comprovadamente, dá resultados.

É hora de preparar seu avião para voos maiores. De forma proativa, corajosa, organizada, com seu time.

Vamos lá, empresário missionário. Afinal, sua empresa é a sua missão.

No Comments

Post A Comment